Últimos Artigos
Inversor de Links Transforme seu computador em um ponto de acesso WIFI Deep web a internet que você não vê Como tirar a segunda via do CPF online Como fazer botões em HTML Como recuperar arquivos de um computador que não inicia Os anônimos dominaram o mundo e agora?

WINDOWS

BESTEIROL

HUMOR

SOFTWARES

VARIEDADES

BIOS E TEMPERATURA DO COMPUTADOR



Bios? O que é?

É um programa que vem pré-gravado em todos os computadores, e é executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a load do sistema operacional.

Os pricipais fabricantes do bios são American Megatrends (AMI), General Software, Insyde Software, e Phoenix Technologies. Agora que você já sabe o que é bios, vou dar algumas dicas sobre temperatura interna do pc, que quando muito alta pode acarretar a queima da fonte e do processador.

Vamos aprender como aumentar a velocidade do Mini-fan (uma espécie de ventilador que gira ao contrário e retira o ar quente de dentro da máquina.). Também como aumentar a proporção de temperatura para o alarme do bios soar ( Aquela sirene chata que toca quando o pc aquece).

1- Dicas básicas.

A- Mantenha o computador em local arejado.

B- Nunca obstrua as entradas e saídas de ar do computador.

C- Não coloque objetos em cima do computador.

D- Mantenha o pc longe da poeira.

Você também pode limpar as mini-fans e cooler do computador, bem como os cantatos do processador com álcool isopropilico ou uma borracha. Lembrando que após a limpeza é necessário aplicar pasta térmica. (Recomendo deixar este trabalho para um técnico).

2 – Aumentando a velocidade do mini-fan.

Para isso teremos que entrar no bios do seu pc, durante a inicialização aperte delete ou del, para entrar no bios.

A- Primeiro vamos verificar a temperatura e outras configurações. Após entrar no bios use as teclas de direção do teclado e selecione H/W MONITOR e aperte enter.

Bios Agora você tem acesso as informações de temperatura da cpu e velocidade do fan, etc…

Temperatura

B- Agora vamos aumentar a porcentagem de velocidade do Mini-fan, para isso selecione a velocidade ao lado de CPU min.FAN speed (%) e aperte enter. Irá se abrir a seguinte janela:

Opcões de velocidade

C- Selecione a proporção de velocidade e aperte enter. No meu caso estava 62.5% eu aumentei para 75%. Após finalizado aperte F10 para sair e salvar. Lembrando que à diferentes tipos de bios, o exemplo acima é da megatrends. As outras também permitem está função. Só muda o local onde estão estas configurações. Veja outro exemplo:

bios-fan OBS: A dica acima só deve ser utilizada em caso de aquecimento exagerado.

3- Aumentando a temperatura limite para o alarme do bios.

Quando seu processador trabalha em giro máximo de clock por muito tempo ele tende a esquentar, com isso quando uma determinada temperatura é alcançada, a placa mãe emite um alarme sonoro semelhante a uma ambulância. O problema é que em alguns pcs a temperatura limite é muito baixa, e o alarme dispara toda hora! Com o tempo também costuma acontecer isso. Então vamos aumentar um pouco o limite de temperatura para o alarme.

A- Siga os passos acima até a segunda imagem, onde temos as informações de temperatura etc…

B- Agora selecione com as teclas de direção do teclado CPU High limit temp to beep.

Limite de temperatura Note que ao lado aparecem as opções de temperatura.

C- Aperte enter e se abrirá a seguinte janela:

Opcões de temperatura

D- Recomendo escolher uma opção acima do que estava, no meu caso estava 65°C aumentei para 70°C.

E- Aperte enter e em seguida F10 para salvar e sair.

NOTA: Siga as instruções acima na integra! No caso de você não ter certeza do que está fazendo não mexa. Pois um erro, ou uma configuração alterada equivocadamente pode causar sérios danos ao seu computador.