Recentemente foi descoberto no Contrato de Serviços da Microsoft, que a empresa pode a seu critério interromper o uso de softwares de terceiros não autorizados (Piratas), nos computadores que executam seu sistema operacional.
É óbvio que não defendemos o uso de tais softwares, mas teria a Microsoft o direito de vasculhar o sistema, e vigiar o uso dos usuários no Windows 10?
As configurações de privacidade pré-definidas no Windows 10, enviam grande parte do que é feito no computador para a Microsoft.
Leia um trecho do contrato:
“As Políticas de Privacidade também descrevem como a Microsoft usa seu conteúdo, como é sua comunicação com outras pessoas; publicações ou feedback enviados por você para a Microsoft por meio dos Serviços e os arquivos, as fotos, os documentos, o áudio, os trabalhos digitais e os vídeos que você carrega, armazena ou compartilha por meio dos Serviços ("Seu Conteúdo"). Ao usar os Serviços ou concordar com estes Termos, você consente com a coleta, o uso e a divulgação do Seu Conteúdo e dos Dados, pela Microsoft, conforme descrito nas Políticas de Privacidade.”
O que pode ser entendido como violação de privacidade por alguns usuários do sistema. Seria o Windows 10 um presente de grego? Já que a empresa não vai cobrar pelo SO para quem atualizar a partir do Windows 7 SP1, e Windows 8.1 no primeiro ano após o lançamento?
Vamos mostrar como redefinir as configurações de privacidade do sistema, e diminuir ao máximo a coleta de seus dados feita pela Microsoft.
O primeiro passo é criar uma conta local para o sistema, desvinculando-se de sua conta Microsoft.
Pressione as teclas WINDOWS+I para abrir configurações, seguidamente clique em Contas, e crie uma Conta Local.
.
O segundo passo é alterar as configurações de privacidade, para reduzir ao máximo a coleta de informações enviadas a Microsoft.
Pressione novamente as teclas WINDOWS+I, e clique em Privacidade. Clique no menu Comentários e diagnóstico, e em Dados de diagnóstico e uso, altere para a opção Básico.
Agora clique no menu Localização e em seguida Alterar, na pequena janela que se abriu desative a opção Localização deste dispositivo.
As outras opções do menu, vão depender dos aplicativos que você tenha instalado no sistema, como Câmera, Microfone, Informações da conta, Sistema de mensagens, WiFi, etc..
Todas as opções no menu podem ser desativadas para aumentar sua privacidade no Windows 10.