Entenda o motivo desse calor de matar em Outubro


Calor de matar: Entenda o motivo disto

Onda forte de calor atinge o começo de Outubro nesta quinta-feita (1º), sem previsão de chuva na região Central do país esta semana. Massas de ar quente seguem estacionadas no país, formando assim o chamado bloqueio atmosférico.

Nos estados do Goiás, Pará, Piauí, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná poderão chegar a temperaturas de 40ºC a 44ºC.

As capitais de São Paulo, Curitiba, Campo Grande e Cuiabá tem previsão de novos recordes históricos de calor, podendo chegar a 38ºC na capital paulista e 43ºC em Cuiabá. A temperatura fica na casa dos 40ºC no Rio, 39ºC em Palmas, 34ºC em Florianópolis, 33ºC em Belém e Manaus e por fim, 30ºC em Salvador.

Termômetro RJ
Imagem/Reprodução: Jornal Semanário

Bloqueio atmosférico com massa de ar seco – Entenda

A partir deste mês é comum as pancadas de chuva ocorrerem, está previsto que comecem a acontecer na primeira metade de Outubro, segundo o ClimaTempo. O fato ocorre porque grandes massas de ar seco percorrem pelo centro do país.

Esses bloqueios atmosféricos são assim chamados pois atuam como uma barreira impedindo o avanço de frentes frias ou outra maneira que consiga levar chuva para uma região, como "rios voadores" no qual carregam a umidade da região amazônica para o Centro-Oeste e Sudeste.

Este ano o bloqueio está ainda mais forte porque a temperatura na superfície do mar está mais alta que o normal, fazendo com que as frentes frias desviem para o alto mar. Os efeitos deste sistema são sentidos especialmente no Centro-Oeste, Sudeste e no Sul do país.

Outra coisa que está contribuindo para temperaturas tão elevadas, é a corrente de ar denominada como jato polar – esta que, não passou tanto pelo país durante o inverno, e agora começa a ir cada vez mais para o sul, na região da Argentina e Polo Sul.

Recomendações para enfrentar este calorão

1. Vista-se com roupas leves de cores claras - evitando o aquecimento corporal;

2. Tome banhos com água fria ou morna;

3. Evite caminhar entre as 10 da manhã e 16 horas da tarde (principalmente com cães, tendo em vista que a temperatura do asfalto pode chegar a 52ºC, enquanto o ar está a 25, por exemplo);

4. Beba bastante água; 

5. Use protetor solar;

6. Se começar a transpirar muito na rua, procure o mais rápido que puder um local arborizado ou com sombra, evitando a desidratação.


Autor: Felype Oliveira

Comente este artigo

0 Comentários